A Superliga feminina de vôlei 2019 foi marcada pela mistura de nomes já conhecidos com outros que estão começando a se firmar como destaques no cenário nacional. O campeonato teve uma fase de classificação bastante acirrada e disputada, com equipes brigando ponto a ponto para conseguirem uma vaga nos playoffs.

No final das contas, oito times se classificaram para a fase decisiva: Minas Tênis Clube, Praia Clube, Sesi Bauru, Osasco/Audax, Fluminense, Curitiba Vôlei, São Paulo/Barueri e Pinheiros. As quartas de final tiveram confrontos emocionantes e decididos apenas no tie-break.

Na primeira semifinal, o Minas Tênis Clube enfrentou o Sesi Bauru. O time mineiro, que tem uma das equipes mais fortes da competição, confirmou o favoritismo e venceu por 3 sets a 1. Já na outra semifinal, o Praia Clube, atual campeão da Superliga feminina, enfrentou o Osasco/Audax em um jogo bastante equilibrado. As mineiras, lideradas pela oposta norte-americana Nicole Fawcett, venceram por 3 sets a 2 e garantiram a vaga na grande final.

No dia 27 de abril, aconteceu a grande final da Superliga feminina de vôlei 2019. O Minas Tênis Clube enfrentou o Praia Clube em um clássico estadual que já se tornou tradição na competição. O ginásio do Sabiazinho, em Uberlândia, ficou lotado para acompanhar a disputa.

O primeiro set foi bastante equilibrado, mas o Minas Tênis Clube conseguiu se impor e venceu por 25 a 22. No segundo set, o Praia Clube teve mais dificuldades e acabou perdendo por 25 a 18. No terceiro set, as jogadoras do Praia Clube tentaram reagir, mas não conseguiram superar a defesa do Minas Tênis Clube, que venceu por 25 a 19.

Com o placar de 3 sets a 0, o Minas Tênis Clube conquistou o seu quinto título na Superliga feminina de vôlei. A ponteira Fernanda Garay, que já havia sido campeã pelo clube em 2013, foi uma das grandes destaques da final. A jogadora, que foi eleita a MVP do campeonato, comemorou bastante a conquista.

Além do título, o Minas Tênis Clube também teve a levantadora Macris eleita a melhor jogadora da posição. A oposta Bruna Honório, do Osasco/Audax, foi a maior pontuadora da competição, com 339 pontos.

Conclusão

A Superliga feminina de vôlei 2019 foi um grande espetáculo para os amantes do vôlei. A competição reuniu algumas das melhores jogadoras do mundo e proporcionou jogos emocionantes, que foram decididos nos detalhes. O Minas Tênis Clube foi o grande vencedor, mas todos os times que participaram da competição merecem os parabéns pelo esforço e pela dedicação. Vida longa à Superliga feminina de vôlei!